Como Eu Edito Minhas Fotos No Instagram

26 de outubro de 2017

Reprodução: Stocksnap.
Comentários que não tenham a ver com o post serão deletados e o dono leva block.

Olár humanos, olha só quem prometeu ficar ativa no mês da Spooky Season e acabou fazendo o contrário? Pois bem, tenho 12 posts rascunhados e não tive coragem de revisar nenhum, socorro. Culpo a série Grimm mas resolvi dar as caras aqui antes que Outubro acabe.
Fora o Twitter, Instagram é uma das minhas redes sociais favoritas e eu já mudei tanto as fotos de lá que nem sei como o pessoal aguenta. Sempre aparecia alguém me perguntando como que editava minhas fotos e eu ficava com aquela paranoia: "é serio isso ou estão me sacaneando?". As perguntas acumularam e acabei tirando o post dos rascunhos porque dessa vez tomei coragem para explicar como eu coiso edito minhas fotos e mantenho um feed dark no Instagram. Senta que lá vem stories história.

Pelamor de Nosferatu, LIMPEM A LENTE! Nos celulares, tanto a traseira quanto a frontal, ok?

DARK É O NOVO CLEAN


Por mais que eu ame feeds cleans — aqueles todo clarinhos — eu sei o quanto eles são trabalho, por isso que não durei mais que um mês no meu. Sem falar que isso gera um bloqueio criativo legal na hora de fotografar, ficamos presos a uma só linha de edição e depois perdemos a vontade a vontade de fotogradar, é frustrante demais. Percebi que uma grande parte das pessoas estão apostando nele por ter mais liberdade em combinar cores, não digo os feeds goth/horror, e sim de pessoas normais mantendo esse estilo no Instagram, então inicio esse post dizendo que dark é o novo clean. Fim.


IDENTIDADE DO FEED


Quando tem muita coisa num lugar só fica difícil de saber do que se trata. O que acontece é que informação demais deixa os seguidores confusos então como identificar a identidade do nosso feed no instagram? É muito simples, são as 6 primeiras fotos de lá que irão definir para o seguidor o que tem ali naquele user. O melhor jeito de saber o que vocês abordam lá é vendo as fileiras. O meu mesmo tem foco em gatos e comida mas combino com uma selfie ou alguma página de livro.


PRECISAMOS FALAR SOBRE FUNDOS


Esqueçam o branco quando o assunto é feed dark, porque o segredo é ter algo preto para fazer o fundo. Uma camisa preta sem estampa já torna uma aliada poderosa. Toalha preta, casaco aveludado, papel contacto, cartolina ou um tampo de móvel preto serve. Fundo de foto é um assunto sério, reparem abaixo que na Foto 01 temos um fundo com a parede vermelha do meu quarto e na foto 2, temos um fundo com muita informação no caso minhas cobertas. Já a foto 3 casou com o feed pelo fundo preto feito com um vestido preto.

Foto 3: montada com fundo preto e finalizada com o filtro A6 do Vsco.

TRUQUE: ESCURECER FOTOS


Fotografia — segundo o Wikipedia, significa "desenhar com luz e contraste" — então para não cairmos no amadorismo com fotos escuras demais, o truque é dar uma escurecida nela. Não importa se está aquela bagunça ou clara demais, isso salva. A foto é detalhada demais? Sem problemas, como Snapseed ou Pixelr, é só ampliar a mesma e meter o pincel de escurecer nela. Combinando com algum filtro deixa tudo dark mesmo estando sem flashs e em plena manhã. Saca só como eles mudam uma foto com fundo todo claro e outro cagado ruim.

Segunda fileira: fotos escurecidas no Snapseed e finalizadas com o filtro A6 do Vsco.

AJUDANTES DE ILUMINAÇÃO


Quando falam em feed dark o que me vem na mente é: fundos escuros e sombras mais destacadas. Gosto de usar o flash da câmera justamente para dar aquele efeito de claro no meio e escuro nos cantos mas nem sempre dá certo. Por exemplo, queremos tirar uma foto da tela do notebook/tv, com o flash vai aparecer a marca dos dedos ensebados de vocês e a quanto tempo não limpam a tela do aparelho. Superfícies lisas também falham nessa hora, façam o teste com uma capa de livro que saberão o que digo.

Achei essa luminária numa loja aqui perto e não largo mais

TEMPERATURA, CONTRASTE, SATURAÇÃO...


Houve um tempo em que meu feed era todo azulado e viviam me perguntando o que eu fazia para dar esse toque nas fotos. Gente, é tudo temperatura. Em negativo (-0 em diante) deixa os tons mais frios, azuis. Em positivo/aumento (+0 em diante) o tom é mais amarelado, meio cor de outono. No Vsco tem o filtro HB1 e HB2 que ajuda nisso muito. O contraste: nos permite jogar com os tons das fotos, para mais claros é só deixar em negativo, para mais fortes, é só aumentar. E saturação: é mais sobre uma percepção que temos de cor em uma fotografia. Abaixo temos uma selfie minha onde a 01 está original e a 02 finalizada com o efeito A6 do Vsco.

Aqui vemos claramente que não posso ficar com o delineador na mão.

FERRAMENTAS & FILTROS QUE USO


Se tem uma coisa que estamos cansados de saber é que não é a câmera que faz o fotógrafo, vocês podem fazer fotos espetaculares com uma câmera cybershot, por exemplo, aquelas que usávamos lá pras bandas de 2006 pra fotinha do Orkut que estava na moda. Ou podem fazer milagres com celular. Não precisa ter uma Canon ou um Iphone para isso. Mas tem umas ferramentas que podem nos ajudar a dar um up, abaixo deixo uma lista do que eu uso.

  • Vsco Cam: filtros e edição, como ajustar contraste, saturação, etc.;
  • Snapseed: escurecer/clarear fotos, dentre outras funções, só fuçar o aplicativo;
  • PicsArt: esse é aquele faz-tudo de quem ama criar nas fotos, dá para mudar fundo de fotos, mudar cor da camisa, e muitas outras coisas;
  • Pixels: escurecer/clarear fotos;
  • Afterlight: personalizar fotos com ruídos/manchas vintages;
  • Airbrush: arrumar foto, desde remover uma mancha até colocar um foco legalzão;
  • Lightroom: o que desejarem fazer com a foto mas no pc/notebook, bem mais leve e fácil do que o Photoshop.

Já os filtros que costumo usar são o C1 do Vsco para paisagens porque realça as cores de árvores, o HB2 para quando quero uma foto mais fria e azulada, e o A6 que é puxado para os tons originais da foto. Tenho um post separado com alguns efeitos para fotos usando os filtros do Vsco, logo libero aqui no blog para vocês.

×

É isso migas e migos, espero ter ajudado o pessoal que me perguntou lá no direct como edito minhas fotos. Não sou nenhuma profissional no assunto, só compartilhei com vocês o que sei sobre o assunto, sou apenas um ser que ama tirar foto. Mas me respondam aí nos comentários.

Qual o momento mais marcante registrado em fotografia que vocês tem?

O meu é o dia que iniciei aula de balé — sim, já quis ser fofinha — que é a única vez que estou de roupa rosa, haha. Well, vou indo porque se deixar eu fico o dia inteiro falando sobre fotografia e ninguém dorme nessa casa com tanto tec tec tec no ouvido deles. Estou tentando ao máximo me manter ativa porém casa em reforma é uma coisa, quando tu acha que vai descansar pra mexer no blog, aparece coisa pra limpar. Life goals, um beijo e um queijo & stay spooky. ♥

7 comentários:

  1. olá!
    Que dicas maravilhosas, vou salvar o post para usar depois.. kkkk
    Quanto aos editores, só conhecia o picsart, vou testar os outros também!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, como vai? Gostei bastante de conhecer os métodos que você utiliza para editar as suas fotos no instagram, hoje em dia sabemos que um instagram com fotos organizadas chamam mais atenção, e nos que trabalhamos com as redes sociais temos que prezar por eles.

    ResponderExcluir
  3. O calor também faz isso comigo, viu? Me boicota legal, dá vontade de ligar um ventilador em cima da cama e permanecer lá com um pote de sorvete. Para sempre! Fico feliz que vc volte Pri, gosto demais dos seus posts <3 amo instagram, é disparada minha rede social favorita por ser muito fácil interagir. E adoro babar nos feeds com otimas edições, então já amei o post pq sonho em ser a que babam em mim rsrs gente adorei isso da dica, pois muitas vezes sou totalmente avoada com isso e sai meu quarto todo zoado de bagunça kkk sou dessas que escurece foto também, acho que dá um impacto todo maneiro e diferente né? Fica a minha cara total. Não entendo mto de contraste, temperatura e tudo mais, então anotei tudinho que vc disse pra tentar por em prática pq suas edições ficam MUITO show! Adoro uma mais linda que a outra. E já vou baixar alguns dos aplicativos q vc mencionou para por a mão na massa. Se eu nao ajeitar finalmente meu feed eu não sei mais o que fazer hahaha brigada Pri excelente post! Meu momento mais marcante acredito que seja num parque de diversões, foi extremamente marcante aquele dia em q tive coragem de ir pela primeira vez no looping rsrs

    ResponderExcluir
  4. Acho incrível ver um feed organizado, confesso que até já li bastante sobre o assunto, mas acabei me convencendo que seria muito para minha pessoa rsrs. Mas cuidar das fotos é importante para um bom visual e essas dicas são essenciais para compensar a falta de equipamentos ultramodernos e bugigangas afins que a modernidade nos oferece, infelizmente sempre caro demais. Suas dicas e programas serão de grande ajuda. Já ouvi falar de alguns, mas só usei mesmo o pixels dessa lista, portanto irei experimentar os outros em breve. A lanterna já usei também, inclusive com direito à caixa de papelão e revestida com papel laminado que ajuda bastante na iluminação. Quanto ao momento marcante registrado em fotografia, acho que é uma em um lugar que morei quando criança, onde hoje nem a casa original existe mais.

    ResponderExcluir
  5. Amo suas fotos elas são sempre incríveis, são muito bem feitas e bem editadas.
    Eu sou péssima em fotografar e não sei nada de edição de fotos.
    Gostei das dicas e copiei os programas que você usa para tentar editar fotos.
    Achei linda essa foto sua, essa make com desenho delineado está show.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amei as dicas principalmente porque eu sou a louca do feed organizado. Suas dicas com toda certeza irão me ajudar muito! Uso os mesmos apps que você e vou testar essas edições agora! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  7. Dica útil:O Instagram é uma divertida plataforma de mídia social, porque é tudo sobre belas imagens.Um paraíso para fotógrafos. E é por isso que é o complemento perfeito para o seu portfólio on-line.Eu adorei suas dicas. Assim, eu, claro, multiplica as chances de minha imagem ser vista, muitos gostariam e certamente comentarão, obrigado pelas belas dicas, suas fotos são muito bonitas e bem elaboradas.

    ResponderExcluir

1. Espalhem amor, e não ofendam.
2. Digam ao Zane Holtz que eu tenho interesse.
3. Ler a postagem toda antes de comentar não mata ninguém e valoriza o trabalho de quem criou.
4. Deixem seus bróguinhos para eu visitar.
5. Aos spamzentos: vão fazer spam num tabuleiro Ouija, obrigada.
6. Assistam Black Sails. ♥