FOTOLOGIA Fevereiro | Sobre quem ama ler

10 de fevereiro de 2017

Reprodução: Stocksnap.
LEIAM O POST POR COMPLETO, COMENTÁRIOS SEM NEXO SERÃO DELETADOS E O USUÁRIO LEVA BLOCK. #pas

Olár humanos, como anda a breve e mortal vida de vocês? É dia 10 de fevereiro já? Sim, já! Sinal que o ano tá passando correndo e que tenho uma obrigação a cumprir. Ouceje, é dia de mais um tema do projeto fotográfico que participo, o FOTOLOGIA — aaaaaaaaaa —. E como não poderia ser melhor, hoje vamos falar de livros, sentir os livros, fotografar os livros, exibir os livros. Livros, a essência da vida. Não importa se é de papel ou digital, se é um best-seller ou do Wattpad, se é de romance ou de alto ajuda, os livros estão aí só esperando para serem usados, cês que não lê que tão desperdiçando tempo. A verdade é que muita gente não desenvolve o gosto pela leitura por diversos motivos, incluindo falta de tempo e até preguiça mas pensem comigo: nosso cotidiano nos obriga a ler. Nem que seja um cartaz na rua, as placas de sinalização, um outdoor em meio aquele trânsito caótico de Sampa, uma bula, uma receita, uma matéria na faculdade, uma mensagem no whatsapp, uma enquete no twitter e até uma publicação gigantesca no facebook, somos obrigados a ler ou não vamos saber o que anda acontecendo na quebrada real. NÓS SOMOS OBRIGADOS A LER. Fim.
Eu aprendi a ler cedo, no pré ainda, minha mãe conta que se assustou quando eu cheguei em casa com aquele sorriso lindo faltando um dente que havia caído falando que sabia ler. Como eu sou daquela que mata a cobra e mostra o pau — segundo mainha — eu peguei a bíblia dela e li alguns versículos de Gênesis provando o único ato louvável dessa minha vida bagunçada. Óbvio que não lembro disso até porque nem lembro o que eu almocei ontem mas segundo ela e meu pai, foi uma farra em casa que até lágrimas do painho eu consegui arrancar. Digo isso por ele é Virgo, sabemos bem que nada abala o emocional de um virgo então sinto orgulho disso. Anyway, desde então cresci com livros e até furtar uns da biblioteca o fiz, vergonhosamente até que comecei a receber alguns golpinhos da minha nada presente avó materna e fui montando minha estante. Tem de tudo, desde terror até os clássico tipo O Retrato de Dorian Gray ou O Morro dos Ventos Uivantes.

Inclusive, aqui tem um curta emocionante para os amantes de livros: OS FANTÁSTICOS LIVROS VOADORES DO SR. MORRIS LESSMORE

Só sei que cada vez mais os livros foram ficando tão presentes na minha vida a ponto de eu respirar livros. Livros, livros, livrooooooos. De sebo. De livraria. Achado na rua. Achado na igreja. Achado na escola. E como o Lado Negro da Força é melhor, cês já sabem qual a minha preferência né? Na época eu idolatrava Mary Shelley por ela ter criado o meu monstro favorito, sor. Victor Frankenstein mas daí conheci Edgar Allan Poe e o resto da história cês já devem saber. Mas chega de mimimi porque tem "gente" que reclama de post longo porque né, gente que tem preguiça de ler é foda. Anyway, antes de tudo confiram o que já rolou no Fotologia do ano passado:

FEVEREIRO | MARÇO | ABRIL | MAIO | JUNHO | JULHO | AGOSTO | SETEMBRO | OUTUBRO | DEZEMBRO | — 2017 — JANEIRO

DÁ UM PLAY...


A música escolhida foi Quem Vai Queimar da deusa Pitty porque fala de livros e de bruxas. Se deliciem com meu álbum favorito. ♥


O pessoal do twitter tá cansado de saber que deixei bem claro meu posicionamento sobre a geração The Vampire Diaries e quem me conhece sabe que odeio profundamente o que a Julie Plec fez com a série só para favoritar Damon e Elesma. Aquilo não é coisa de vampiro não migos, aquilo é coisa pra gente vanilla. Vai ser vanilla longe de mim porque aqui é As Crônicas Vampirescas desde pequena. Para não pegar a doença de romantismo em vampiros, meu livro de cabeceira tem que ser True Blood ou não vou me deitar em paz. Esses humanos...
Minha trilogia favorita e eu tenho que enaltecer essa belezinha porque Lisbeth Salander é rainha, minha anti-heroína favorita e dona de tudo o que é mais lacrador que há. 
Meus bebês preciosos que logo completo a coleção já que a palavra dos Winchester tem que ser ouvida. Obrigada por criar Supernatural, Eric Kripke. ♥
Aquele momento que tu agradece por a Barbie ter ficado queita na foto já que tirei 57 fotos do Bilbo e ele não ficou parado em nenhuma.
Kratos posando pra foto.
Tirei essa foto para botar no insta mas aconteceu que não combinava no feed então vou colocar ela aqui porque Dino Lover é uma raça que tem que ser estudada, hehe.
Nada como um pouco de magia adulta para invocar o Rei Corvo então em breve tem resenha dele aqui no blog.


Não sei para vocês mas livros são uma terapia para mim, já que sou bastante apegada a ficar em casa sabe? Tyron Lannister disse para Jon Snow que uma mente precisa de livros tanto quanto uma espada precisa ser amolada. E não precisa ser um leitor assíduo para comprovar que o que eu digo é verdade já que somos obrigados a ler no dia a dia. Eles são nossos maiores aliados e armas poderosíssimas — acreditem, a Bru do blog Girl Reckless danou o Vade Mecum numa guria só para não perder o busão — então eu digo que os livros são essenciais para derrubar o sistema enriquecer o conhecimento. Quem aqui já leu A Menina que Roubava Livros? Quem lembra da cena onde estavam empilhando livros na rua e tacando fogo a manda da Gestapo? Pois bem, o foco de Hitler era privar a população do conhecimento para que ele pudesse implantar aquela parada demente carregada de ódio para manipular marionetes que conhecemos por Nazismo. A leitura liberta. Quem lê vive mundos sem precisar sair do lugar, por isso sempre que posso procuro um jeitinho de estimular meus amigos a pegarem o hábito de andar com um na bolsa para o momento em que bater a vontade de ter alguém por perto.

Qual a importância dos livros na vida de vocês?

É isso gente, eu ia tirar foto da minha estante inteira mas iluminação do meu quarto é algo que ficou em falta depois que pintei a parede de vermelho, acabei ficando com raiva e selecionei alguns para mostrar no post, bem dessas. Foi um tema muito gostoso de fotografar junto com as meninas do grupo afinal tenho mais livros do roupas né, e sem contar que se tudo der certo esse ano finalizo o livro que comecei a escrever ano retrasado mas aí é outra história e vocês só saberão caso me sigam no Wattapad — www —. Quem sabe dessa vez tenha um final feliz, hahaha. Soltem o verbo aí nos comentários, ok? Um beijo e um queijo. ♥

BLOGS PARTICIPANTES


Nossa! Que VícioQuerida Idade ▲ Vou adicionando as outras meninas ao decorrer do dia, aguardem!

16 comentários:

  1. Delícia de post, prato cheio para quem ama livros o/

    Esse curta é tão amorzinho. Lembro-me de tê-lo postado em meu blog há uns anos, num post em que, claro, eu falava sobre a apaixonante literatura. Já citei o post mesmo então vou deixar o link, caso tenha curiosidade:

    http://www.ounicojeito.com.br/2014/03/200314.html

    Eu também aprendi a ler bem novinha. Minha mãe contava histórias maravilhosas para mim, às vezes narradas de cabeça, às vezes acompanhando as páginas de um livro. Aquilo instigou tanto minha imaginação que, estando certa de que a literatura é o paraíso dos imaginativos, quis ter "a chave" para adentrá-lo: saber ler. Minha mãe me ensinou e, com cinco anos de idade, eu já lia com bastante facilidade.

    Tyrion Lanninster é um personagem incrível. O "You-know-nothing-Jon-Snow" também. Aliás, todos os personagens do Martin são: ontem, enquanto eu lia uns capítulos do quarto livro da série, pensava em quanto esse cara é foda por ter criado não apenas um puta de um mundo completo, mas também personagens com uma riqueza psicológica impressionante.

    "A Menina que Roubava Livros": pretendo lê-lo neste ano.

    Um fim de semana recheado de leituras fantásticas para você ♥
    O Único Jeito







    ResponderExcluir
  2. Suas fotos ficaram lindas... Eu tbm comecei a ler desde novinha e sou viciada em livros, seja físicos ou em PDF. Vou colocar seu link no meu post agora.

    Beijos <3

    ResponderExcluir
  3. Delícia de post. Sinceramente é maravilhoso! Eu tomei gosto por leitura quando ainda era pequena. Minha mãe sempre incentivou, e houve uma época em que minha escola onde fiz o ensino fundamental (1º a 4º série) recebíamos uns quites com cinco livros e o primeiro livro que li se chamava "Uma Professora Muito Maluquinha". E daí foi amor a primeira vista pela leitura, porém passei um tempo sem ler, e quando dei por mim já estava sendo incentivada a escrever (trabalhando atualmente em meu primeiro romance) e uma amiga minha me fez voltar a ler começando por Crepúsculo. Depois eu mesma passei a montar minha estante. Li muitos livros onlines e hoje sou adepta do Wattpad.

    Leitura é vida e liberdade.

    Até mais!
    Karolini Barbara

    ResponderExcluir
  4. Você não se lembra, mas que bom sua mãe contou toda a história né, rsrs. Bem que achei os livros diferentes demais da série, chega fiquei me perguntando se estava lendo The Vampire Diares mesmo ou tava lendo o livro errado, rsrs. Os outros não li ainda, mas fiquei com os olhos brilhando aqui.

    ResponderExcluir
  5. Eu comecei a ler por ser um ser curioso. Ninguém da minha família se interessa por livros como eu. Tipo, ninguém mesmo. E olha que venho de uma família de 12 tios/tias. Aprendi a ler por esforço no prézinho porque era um tal de 'pergunta pro seu pai, pergunta pra sua mãe'...
    Como me formei em Letras e depois de vários trabalhos, percebi dois motivos do porque as crianças não desenvolvem o gosto de leitura: não tem o exemplo de familiares lendo na frente delas e exigem livros muito complexos para a idade. Ler O Pequeno Príncipe com 10 anos? Ele é tão complexo que só entendi depois dos 20...
    Eu ganhei uma coleção de livros em inglês do J.R. Ward (não sei se conhece mas ele é bem famoso aqui na Finlândia) que escreve sobre contos vampirescos. Como ainda estou no começo da leitura, não sei se vou curtir muito. O livro que estou fazendo a tentativa é esse aqui https://www.skoob.com.br/lover-at-last-244385ed391177.html.
    Meu marido acha sensacional (palavras dele)a forma como meus olhos brilham ao ganhar um livro. Quando fomos pra Amsterdam, achei uma caixinha de livros para doação e encontrei dois em inglês, meu coração quase parou! HAHAHA
    Este é meu primeiro mês no Fotologia e já estou amando! <3
    Adorei o post, beijão!
    A Bela, não a Fera blog | A Bela, não a Fera Youtube | Converse comigo no Twitter!

    ResponderExcluir
  6. Priscila ler é muito bom, a pessoa que ler livros se expressa mais do que aquelas que não ler, e isso é uma verdade, livros abre a nossa mente, faz a gente viajar por lugares que não conhecemos. O único livro que leio todos os dias é a bíblia, não tirando fora os outros, mas a bíblia significa muito pra mim. As suas fotos ficaram incríveis, a sua seleção de livros nota 10, que bom que vc tem mais livros do que roupa, livros são valiosos, pena que o Bilbo não ficou parado, todos os gatos são assim não ficam parados, Priscila bjs.

    ResponderExcluir
  7. Priscila ler é muito importante,aqui em casa desde de cedo eu coloquei meus filhos para ler logo,começando com as histórias infantis claro até a bíblia eles já leram um pedaço
    sempre dei de presente livros para eles,a pouco tempo meu filho comprou o livro a culpa é das estrelas,ele adorou,agora gostei bastante de sua seleção de livros,as fotos ficaram perfeitas na minha opinião,beijinhos Priscila

    ResponderExcluir
  8. Oi Priscila, tudo bem?

    Me identifiquei bastante com a sua história. Eu também comecei a ler no pré, quando tinha apenas 5 anos, desde entao, leio tudo que passa na minha frente. Creio que a leitura seja uma forma de nos aproximar do mundo, de entender o mundo e de não nos tornarmos meros idiotas sem conteúdo algum. Vivo incentivando minha sobrinha a ler e hoje, sem livros, sinto um grande vazio. É como se precisasse deles para viver! Adorei os posts, a música da Pitty é f@#$@! Arrasou nas fotos!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Eu amo ler, e desde que aprendi a ler leio até as placas na rua rsrs
    A leitura abre janelas, portas educa a escrita e a fala também ..
    Suas fotos são lindas, muito bem feitas!
    Minda
    Bjs ❤

    ResponderExcluir
  10. Olá! Eu gosto muito de ler, apesar do meu estilo de leitura preferidos serem: auto ajuda, romance, ação e aventura. Sua dica é muito boa.
    Como estou com alguns projetos vou deixar a dica anotada e daqui há um tempo tentarei ler.
    Beijos.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dei dica de livro, é uma postagem do projeto fotográfico que participo e vi que não leu a postagem, que feio Vanessa.

      Excluir
  11. Oi, vou logo dizendo que também aprendi a ler muito cedo, mas não lembro muito qual a primeira coisa que li. Eu gosto muito de livros, meu gênero favorito é romance e terro, mas vou confessar também que ultimamente estou procrastinando e acabo não lendo o livro completo. Eu amei as dicas e Concerteza vou voltar a ler e eu gostei muito de sua fotos e resenha que ta muito boa.

    http://fabiisanto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não são dicas nem resenha, Fabi. São apenas fotos do tema do mês do Fotologia e comentários sobre a importância da leitura no cotidiano.

      Excluir
  12. Adorei o post porque eu tambem sou como voce! Essas fotos são suas? É que nunca vi fotos tão boas de livros a serem postadas aqui no blogger ☺

    ResponderExcluir
  13. Suas fotos são maravilhosas :O
    Nem me fale em como esse ano ta passando rápido kk
    Realmente parando para pensar somos obrigados a ler o tempo todo, e porque não fazer disso algo bom e maravilhoso, e ainda ter o prazer de ver uma estante cheia de livros lindos e incríveis? Falando nisso fiquei curiosa para conhecer a sua estante háhá.
    Kratos divando, amooo háhá <3
    Livros de Supernatural *------* uma das coisas que mais amo.
    Realmente concordo com o que você falou, nessa cena que citou de A menina que roubava livros é exatamente isso, quem não lê acaba se privando do conhecimento.
    Pra mim a leitura é vida, eu amo viajar por lugares sem nem sair do lugar, rir e chorar, conhecer personagens incríveis, e sentir raiva de outros. Livros são minha vida, e eu também tenho mais livros do que roupa, pode apostar kkk.
    Adorei o post, beeeijos <3
    Lost Words

    ResponderExcluir
  14. Nooossa acho que ler foi a primeira coisa útil que aprendi na vida, lá pelos 4, 5 anos hahaha E acho que nem preciso comentar que seu Wilde, seu Edgar e dona Mary sempre terão lugar no meu coração negro, né? XD Os últimos trabalhos da Pitty são bons, mas cara, nenhum se compara ao Anacrônico, essa é a verdade. E olha, continua com os textão mesmo pq quem liga pra gente que tem preguiça e vem reclamar que tem texto demais numa plataforma de texto? Povo louco hahaha
    Um beijo!

    ResponderExcluir

1. Espalhe amor, e não ofenda.
2. Diga ao Stitch, do Mushroomhead, que a boca dele está muito longe da minha.
3. Leia o post todo antes de comentar, não desvalorize o trabalho de quem criou.
4. Deixe seu bróguinho para eu visitar.
5. Assistam Black Sails, irão se apaixonar. ♥